Marketing

Ter o pensamento voltado ao Marketing é olhar o mercado com paixão aliada a uma grande dose de curiosidade. Procurando embasamento nas teorias, corroborando-as e questionando-as diante de mudanças constantes as quais sofremos todos os dias, conforme avanços tecnológicos, novos meios de socialização, conhecimento, cultura, etc.

Compreender que o ser humano é mutável e, como tal, constantemente adéqua-se a novas formas e pensamentos. É único enquanto pessoa e assim sendo, difere em suas paixões, medos, necessidades e desejos – ainda que siga certos padrões enquanto grupo. Por isso essa necessidade de monitorar hábitos, costumes, crenças e valores, para observar como esses grupos se comportam, interagem, classificam e compartilham.

Buscamos a informação enquanto processo de manipulação e organização de dados (qualitativos ou quantitativos) que nos forneça significado, nos estimule, nos instrua e nos guie como meio de criação do conhecimento. A era da informação – ou sociedade da informação – encontra-se num processo de expansão, do qual cada um de nós participa, estando envolvido diretamente na célula social.

Junto a nós, nesse avanço, estão as marcas. Estes ícones de concentração de sentidos e características, funcionais e emocionais que permeiam nosso dia a dia e, nos fornecem seus produtos e serviços com promessas tangíveis e intangíveis. Casos de amor e ódio, muitas delas estão inseridas em nós como formas de aspiração, expressão, status, posicionamento, cultura.

Foi com essa visão que me apaixonei pelo Marketing – sem ter ideia que sempre estive inserido nele – e essas descobertas me instigaram a continuar estudando-o.

Bacharelando pela PUCPR em Marketing (2012), entusiasta do Marketing Digital e viciado em comunicação, comportamento do consumidor e curadoria da informação.

Markethink!‘ é o tema central de palestras e conteúdos que pretendo compartilhar, desde agora, a partir de meu site além de projetos referentes a marketing digital que virão pela frente. Então, eu lhe indico acompanhar ‘just in time‘ as novidades assim que saírem do forno, aqui.

*Vídeo do curso de Marketing da PUCPR.