2 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 1 Pin It Share 0 Filament.io 2 Flares ×

Liderança e Assédio MoralNo primeiro semestre de 2013 nas aulas de Ética, apresentei um trabalho como obtenção de nota parcial sobre um tema livre, porém, com enfoque na visão sobre Ética e Moral de um dos filósofos apresentados em sala. Este artigo obteve nota máxima e foi exposto na Semana de Ética da PUCPR 2013.

A área de gestão muito me atrai principalmente porque, além de me considerar um bom observador e já ter trabalhado em empresas de diferentes áreas, encontro sempre os mesmos problemas na gestão de pessoas, treinamento e motivação de equipes.

O artigo que produzi trata sobre o assédio moral, tema atual e e muito importante quando se trata de gestão de pessoas. Uma visão utilitarista, pois foi baseada na teoria de Stuart Mill o qual defende que “devemos agir de modo que nossa ação resulte na maior felicidade ou bem-estar possível para as pessoas por ela afetadas”. É o princípio maior de felicidade. No utilitarismo de Mill, minha felicidade é tão importante quanto a dos outros envolvidos no processo, nem mais nem menos.

Isso vem de encontro com a preocupação atual na gestão de grupos e equipes onde a eficácia nos resultados é perseguida todo o tempo. Sabe-se que o bem comum num ambiente de trabalho equilibrado, livre de assédio moral e voltado a uma atmosfera de cooperação participativa, só trará bons resultados. Respostas positivas das equipes, engajamento por parte de todos num ambiente colaborativo e paixão pelo trabalho. Esse é um dos segredos das grandes marcas.

E é notório que uma equipe motivada precisa se sentir bem para se dedicar de corpo e alma ao negócio mas principalmente, amar aquilo que faz e a marca a qual representa. Compreender o assédio moral e seus malefícios – bem como evitá-los – é parte de uma gestão inteligente focada em eficiência.

Lendo este PDF você vai entender questões como:

  • O que caracteriza Assédio moral;
  • Quais as consequências para sua equipe e marca;
  • Como a liderança primal pode ser um diferencial em sua gestão.

As percepções teóricas do artigo são fundamentadas nos estudos de profissionais como Marie-France Hirigoyen, Margarida Barreto, Juliana Pontelo, Lucineide Cruz e Claudio Roberto Carneiro Castro, referências sobre o tema na literatura especializada. As práticas, foram baseadas em minhas próprias percepções em mais de 30 anos como colaborador em cada uma das empresas que trabalhei.

A Liderança Primal é defendida por Daniel Goleman, escritor de renome internacional, psicólogo, jornalista da ciência e consultante incorporado. Por 12 anos escreveu para o The New York Times , especializado em psicologia e ciências cerebrais. É autor de mais de 10 livros sobre psicologia, educação, ciência, crise ecológica, e liderança. Goleman recebeu o seu doutoramento em Harvard, onde também dava aulas. Alguns de seus livros: • A mente Meditativa • Inteligência Emocional • Inteligência Social • Vital Lies, Simple Truth: The Psychology of Self Deception • A arte da Meditação • Inteligencia Ecológica, Foco.

O artigo foi formatado para PDF, facilitando o compartilhamento e também para uma melhor visualização. Pra baixar o arquivo, clique na imagem abaixo. E não deixe de compartilhar aqui no site suas próprias avaliações e experiências no comentário deste post, ok?

Tenha uma ótima leitura!

downloadliderançaeassediomoralpdf

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *