Google Student Ambassador 2014
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Parti de Curitiba no domingo 20/07 em direção ao México DF com mais 32 alunos de faculdades do Brasil para participar da cúpula do projeto Google Student Ambassador 2014.

Particularmente considero uma vitória, não só pelo meu nível básico de inglês como por minha prematura vida acadêmica mas, principalmente, por saber que foram mais de 3.000 inscritos (entre Brasil e México) e eu, um cara de 41 anos ter conseguido chegar até lá. Acredito, piamente, que meu entusiasmo pelo online e paixão pela marca Google™ foram cruciais no processo seletivo, detalhado passo a passo no post: “Embaixador do Google? Sim!” pelo meu amigo e também Embaixador Mario Valney, da FECET em Fortaleza – Ceará.

Após a primeira etapa que basicamente era a inscrição pro projeto, foi-nos solicitado um vídeo de apresentação (em inglês) – o qual muitos dos Embaixadores Brasileiros tendem a não compartilhar (risos) – e que realmente é um dos processos mais complicados porque você acaba ficando entre a cruz e a espada sobre o que dizer: ‘Falar de mim? Falar dos projetos que participo? Falar do Google? Sorrir? Manter um ar de seriedade?…‘. E no fim isso tudo e mais um pouco, claro, resumidamente pois o vídeo deveria ter no máximo 5min.

videogoogleambassador

Preparando o vídeo de apresentação…

Aprovados na segunda etapa, partimos para a entrevista, através de um Hangout pelo Google+.
Julio Soto, que é nosso coordenador da América Latina, foi muito atencioso com todos, conversando no tempo de cada um – segundo relatos posteriores dos Embaixadores – e comigo não foi diferente. Conversamos um pouco em inglês (algumas questões eram obrigatórias serem feitas e respondidas em inglês) e um pouco em ‘portunhol’. Foi uma sessão de risadas porque meu inglês é pobre, o dele também não era lá aquela coisas, e revezávamos entre o inglês e o portunhol. Ao invés da entrevista tensa que eu esperava, foi uma entrevista muito leve e divertida.

O estagiário

Me senti praticamente ‘O Estagiário’, como no filme “The Internship”, pois – até onde sei – era o único quarentão entre os GSA’s. Modéstia à parte, passei totalmente despercebido…

Por fim, depois de devidamente aprovados no programa, passamos por um teste online sobre conhecimentos dos produtos do Google™ e finalmente recebemos, alguns dias depois, o e-mail confirmando nossa participação no GSA Latam 2014, que ocorreria no México (e não em São Paulo como haviam nos dito a princípio).

IMG_20140810_141427

Durante um ano, minha função como Embaixador do Google™ na PUCPR é ser o canal entre a empresa e a universidade. Seja criando palestras e workshops sobre aplicações e produtos, divulgar oportunidades que beneficiem o Câmpus e a empresa, além de ajudar o Google a compreender nossa cultura.

Teve matéria no portal da PUCPR:

marcelginnpucgoogle

E nos próximos posts, quero compartilhar um pouco de todo o processo e experiências que adquiri neste ano como GSA.

Written by MarcelGinn®

Não sou chegado de Dalton Trevisan, nem fiz poesia com Leminski, o que não me torna menos vampiro de Curitiba.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *