Google, para o seu negócio!
5 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 5 Pin It Share 0 Filament.io 5 Flares ×

A maioria das pessoas compreendem bem a importância do Google como uma marca que, de certa forma,  possibilitou o acesso a informação. Informação essa que antes ficava dispersa pela web ou, nos era apresentada sem muita relevância por outros motores de busca. Também conhecem – e utilizam – muitos de seus produtos, que foram entrando em nosso dia a dia, criando o elo entre nossa vida digital e a analógica, seja em soluções de armazenamento como o Google Drive, de comunicação como o Gmail e o Hangout, de localização como o Google Maps ou o Google Earth, de expressão, como o Blogger, etc.

O que muita gente não sabe é que os produtos Google possuem também soluções com foco para negócios. Alguns de seus produtos são notadamente soluções pontuais para muitas das necessidades diárias de qualquer empresa. Esse post explica um pouco, do possível a ser feito, com pacotes de soluções do Google.

Google Meu Negócio

Para pequenas e médias empresas podem começar pelo Google Meu Negócio. Sendo uma solução barata (free) e até mesmo intuitiva, que auxilia a presença na exposição da marca na web. É uma página a mais na internet falando do seu negócio, é mais um link que aponta pro seu website, mais o peso de ser o Google. o inbound, além de cooperar na comunicação com prospects e clientes , possui relevância para sua presença digital.

googlemeunegocio

Fácil de utilizar, basta informar todos os dados de sua empresa solicitados no momento do cadastro. Se já possuir um perfil G+, poderá linkar a marca em seu perfil pessoal como titularidade, necessitando de apenas um login para administrar duas ou mais contas. Após o cadastro, você receberá uma correspondência – sim, carta impressa – em alguns dias, contendo um código que lhe garante a titularidade do negócio, além de um adesivo personalizado do Google. Nos casos de negócios não físicos, basta fornecer seu endereço de correspondência – o Google Meu Negócio exige que haja um endereço de comunicação. Isso porque todo endereço vai para o Google Maps, à nível de localidade.

Procure fornecer a maior quantidade de informação possível sobre a empresa. Isso auxiliará muito em sua indexação durante uma busca orgânica, bem como facilitará a exposição ideal de sua marca para quem realmente procura por seu produto/serviço. É imprescindível, porém, que você dispense um pouco de atenção ao perfil, atualizando-0 constantemente com fotos, vídeos e conteúdo relevante sobre o seu mercado, sempre com foco no que seus prospects e clientes gostariam de saber. Crie relevância para sua marca através de um excelente conteúdo,  lembre-se que, no final, é a experiência proporcionada ao clique que conta. Melhora suas chances de colocação nas buscas orgânicas. Quanto mais conteúdo original, mais relevante sua marca se torna para os mecanismos de busca.

Google Apps for Work

appforworks

Com o Google Apps for Work uma gama maior dos produtos Google é automaticamente personalizada para a empresa e projetada para trabalhos de equipes. Com possibilidade de gerenciamento de processos e, inclusive de dispositivos móveis, o Apps for Work por sua vez disponibiliza um total controle à nível corporativo interno.

Nele, você conta com  e-mail personalizado (@suaempresa.com) utilizando toda a estrutura do Gmail. Isso lhe garante uma estabilidade de servidor, espaço de armazenamento, segurança com criptografia e todas as ferramentas utilizadas normalmente no serviço. Algumas empresas ( de imobiliárias à agências digitais) aqui em Curitiba já utilizam esse serviço devido a segurança e as outras tantas ferramentas que vem com o pacote. A proteção contra spam do Gmail, a pesquisa avançada e as agendas integradas que ajudam na produtividade. Os recursos empresariais aprimorados incluem 99,9% de tempo de disponibilidade garantido, nenhum anúncio e 30 GB de armazenamento.

Trabalhar com a nuvem é o futuro. Nada de arquivos salvos em armazenamento físico – quem já teve um HD queimado sabe como isso é terrível! Seus arquivos do trabalho são salvos no Google Drive, permitindo acesso em qualquer dispositivo e compartilhamento instantâneo com colegas de trabalho. Não é mais necessário enviar anexos ou mesclar versões diferentes. Há a possibilidade de uma grande equipe trabalhar, em tempo real, num mesmo arquivo, deixar comentários e fazer marcações no processo colaborativo. Pode-se também permitir, ou não, acesso a documentos com possibilidade de visualização ou modificação. Tudo intuitivamente e com apenas um clique.

A comunicação é um ponto forte neste pacote. É possível fazer videoconferências em alta definição por meio do Hangouts, com até 15 pessoas em seu laptop, tablet ou smartphone. Você pode compartilhar sua tela, fazer apresentações e bater papo enquanto trabalha. Programar eventos no Google Agenda em horários que sejam convenientes para a equipe. Receber lembretes de reuniões diretamente na Caixa de entrada do Gmail. Com um clique, participar de uma videoconferência no Hangouts e compartilhar Apresentações Google para revisá-las junto com sua equipe.

O gerenciamento também é um diferencial, possibilitando controle total sobre os dispositivos e os dados de sua empresa com ferramentas que oferecem o controle necessário. Gerenciar dispositivos móveis, endereços de e-mail, configurações de segurança e muito mais com o Admin Console. Manter todos os dados de sua empresa seguros, centralizados e protegidos contra interrupções como ausência de hardware ou rotatividade de funcionários. E o melhor: suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana com especialistas Google.

Primer – Especialmente para Startups

O Google lançou também um aplicativo chamado Primer para Android e iOS, que auxilia no ensino de startups sobre fundamentos de marketing. Logo de cara a pergunta: “What do you want to be primed on?” fornece em seguida um menu – 100% Material Design – de respectivas áreas com conteúdo relevante, as quais necessitam de um pouco de expertise. Até porque, claro, todo o conteúdo é voltado para muitos dos produtos do próprio Google. Trata-se de um programa piloto. São lições simples, acompanhadas de estudos de caso, questionários e quizzes – no melhor estilo Duolingo – que facilitam a compreensão, fornecem base de comparativo, além de reforçar o tema.

primer

A versão beta conta com as áreas:

– Content Marketing
– PR & Mídia
– Search Engine Marketing

Outras áreas atualizarão em breve. As aulas são projetadas para não mais que 5 minutos e o aplicativo possibilita a leitura em qualquer lugar, mesmo off-line. O conteúdo é co-produzido pelo Google e especialistas do setor de cada uma das categorias, segundo a própria empresa.

Written by MarcelGinn®

Não sou chegado de Dalton Trevisan, nem fiz poesia com Leminski, o que não me torna menos vampiro de Curitiba.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *