O que tem de bom no Google+ Fotos?
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Pin It Share 0 Filament.io 1 Flares ×

GOOGLE + FOTOS

Para aqueles que utilizam o sistema operacional Android em seus celulares, um dos recursos mais legais do G+ é, sem dúvidas, o Google+ Fotos. O backup automático do dispositivo, quando ligado, faz backup’s automaticamente de seus vídeos e fotos em seu perfil Google+. Isso inclui fotos tiradas com a câmera do dispositivo, fotos que você fez download para o smartphone ou computador e também fotos salvas por outros aplicativos, como o WhatsApp, Instagram Hangouts. Estas fotos e vídeos só ficarão visíveis a você e só passarão para público se assim desejar. Isto é muito útil para manter o smartphone ‘limpo’, pois mesmo deletando do aparelho ainda continuam guardadas em seu perfil. Você tem 15 GB de armazenamento gratuito para compartilhar entre o Google Drive, Gmail e Fotos do Google+.

Para acessar todos os seus álbuns basta ir ao seu G + no menu drop-down e clicar em: Photos> (menu superior). Depois na própria página Fotos clique em: Mais > Álbuns.

Você pode alterar a privacidade de visualização em um álbum para apenas uma pessoa, várias pessoas, círculos ou público. Você pode editar o nome do álbum e também solicitar um link que poderá copiar e colar para permitir a visualização do álbum por qualquer pessoa que tenha o link.

 Para um passo a passo bem simples em como manter o beckup automático funcionando, visite a Ajuda do Google!

googlefotos

O Google Fotos possui também surpresas quando configurado à sua conta do G+. Uma delas é o Stories. Aleatoriamente ele reconhece um álbum e cria uma sequência de fotos de uma viagem ou de um evento especial. O Google as cria automaticamente, mas você pode modificar o álbum. É só acessar a seção Histórias, escolha o que deseja alterar, toque na imagem, em seguida toque o símbolo de lápis. A partir disso, será possível desmarcar as imagens que você não quer incluir na História e marcar outras que quiser que façam parte dela, em seu álbum.

estoriesgoogle

Clique na imagem para ver essa história editada automaticamente pelo G+.

 Tão legal quanto isso, é o que ele faz com uma sequência de, no mínimo, 5 fotos de uma mesma cena.
Funciona assim, você tira 05 fotos na sequência, se mexendo e o G+ cria automaticamente uma foto no formato GIF animada. A dica aqui é deixar o smartphone o mais estático possível enquanto faz as fotos. Caso não queira esperar pela criação automática, você pode criá-la na hora utilizando o app no Fotos, integrado no sistema Android.

googlefotos 2

Vá para o Fotos (símbolo do catavento colorido) no Android – Clique nas estrelinhas no topo, clique em movimento – selecione (no mínimo) as 05 fotos e clique em criar. Pronto!

fotoMOTION01

Resultado final!

Há outras duas possibilidades: o Filme, que faz a criação de um short vídeo baseado em seus próprios vídeos, é como uma prévia de alguns momentos de cada um, também criado aleatoriamente ou direto no app (smartphone e web), e o Mistura que cria uma grade com algumas de suas fotos. O G+ também aplica algum dos filtros, que constam no app Google Fotos, automaticamente e aleatoriamente quando em seu álbum de fotos do perfil G+.

efeitoaleatorio

Casa Estrela em PUCPR. Foto original e a com filtro, aplicado automaticamente em meu álbum do perfil G+.

Em épocas de Halloween surgiu, tanto no app quanto no G+, duas novas opções.
Trata-se dos efeitos Fun e o Spooky onde, o Fun aplica pinturas divertidas no rosto de até 03 pessoas na mesma foto e, o Spooky cria uma animação ‘susto’ na foto escolhida.

efeitos

HALLOWEENgooglespooky

Efeito ‘Spooky’

Para uma melhor experiência com o Google Fotos, indico que utilizem a Câmera do Google.
Suas funcionalidades não são mais novidade para ninguém (é pra você? Aguarde o próximo post!) mas o que muita gente ainda não conhece são as integrações que podem ser feitas com o Google Maps – subindo suas fotos ou photoespheres de lugares que você curte, para que apareçam para outros usuários pelo mundo diretamente no Google Maps.

Também há atualizações no app, já divulgadas pelo Google, como o modo HDR+, que garante imagens com uma iluminação balanceada e cores mais fiéis além de outras, porém, por enquanto apenas para Nexus 5 e Nexus 6. Vale lembrar que tudo o que citei acima é somente para smartphones e tablets com Android a partir do 4.4+ KitKat…

E você? Já está usando e familiarizado com o Google Fotos? Se tiver dúvidas, compartilhe nos comentários.

Written by MarcelGinn®

Não sou chegado de Dalton Trevisan, nem fiz poesia com Leminski, o que não me torna menos vampiro de Curitiba.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *