Crise x Marketing Digital – Três importantes pontos a se pensar…

Crise x Marketing Digital – Três importantes pontos a se pensar…

Em tempos de crise, toda empresa procura enxugar seus gastos e minimizar seus investimentos. É algo natural num processo de reter menores lucros baixando seus custos. O porém, é que muitas empresas 'apertam o cinto' justamente onde não deveriam: em sua comunicação. Tomemos como exemplo um varejista de pequeno porte de roupas e calçados. Uma dessas lojas de bairro, que possui um bom market share (parcela de mercado) mas que viu suas vendas despencarem vertiginosamente nos dois últimos anos. Apesar de enfeitar a vitrine com cartazes de descontos (verdadeiros e com uma boa margem de ganho…Read more
Music Branding – Qual o tom da sua marca?

Music Branding – Qual o tom da sua marca?

Texto baseado em meu TCC: "A Influência da Música na Memória de Curto Prazo, Atitude à marca e ao anúncio", em parceria com Arthur Geron, para obtenção do título de Bacharelado em Marketing pela PUCPR. Sobre a música e os sons... Existe um consenso antropomórfico de que a música é um privilégio humano, já que não há na natureza nada que provoque a variação periódica de pressão, frequência e amplitude variáveis em limites definidos necessários para constituir melodias, as quais, denominamos música. Ela é determinada como criação exclusiva da inteligência humana, uma vez que contém…Read more
Como o Google pode ajudar pequenas e médias empresas.

Como o Google pode ajudar pequenas e médias empresas.

Ser pequeno não é sinal de fraqueza, mas de batalha. Iniciar ou manter um pequeno/médio negócio não é nada fácil, principalmente em tempos de crise. Ainda que saibamos que é exatamente nesses momentos que boas estratégias, aliadas a um bom posicionamento, possam ser o diferencial num mercado estagnado. Basta usar a inteligência nos negócios e ferramentas que possam dar suporte a essas estratégias, para sair na frente de sua concorrência. Aliás, um grande erro presente no varejo é justamente acreditar que, por ser um negócio local com ponto físico, o meio digital não seja um grande aliado para suas estratégias comerciais. Ainda…Read more
A nuvem, como ferramenta essencial de trabalho.

A nuvem, como ferramenta essencial de trabalho.

Acredito que seja quase impossível você não ter ouvido falar sobre Computação em Nuvem. Muitas empresas estão migrando seus servidores pessoais para esse sistema, em busca de maior segurança em armazenamento, maior flexibilidade de acesso, etc. Empresas como Amazon, Google, IBM e Microsoft foram pioneiras em iniciar nessa "nuvem de informação" (information cloud), que já se considera uma "nova fronteira da era digital. Aos poucos essa tecnologia, que era muito usada apenas em laboratórios, vem ingressando nas empresas e, também, em computadores domésticos. Como exemplo temos o próprio Chromebook do Google que é, simplificadamente falando, um notebook que não…Read more
Cinco Tendências de Marketing Digital 2015-2016.

Cinco Tendências de Marketing Digital 2015-2016.

Ao praticar o Marketing Digital, lidamos com uma ciência nada exata. Quando acreditamos que encontramos o caminho das pedras, uma forte enxurrada muda todas de lugar. O Mundo Digital é constante e impulsivo e, consequentemente, errático. Mas também é isso que o faz tão envolvente e empolgante! Todo bom profissional de Marketing leia-se: aqueles mais antenados - descobriram que é preciso sempre identificar tendências - que é mais ou menos como ter um parecer da meteorologia para se saber com que roupa sair de casa e, se é preciso se preparar para intempéries, etc. - tendo em mente que, mesmo…Read more
Google Keep – O post it digital com funções de agenda.

Google Keep – O post it digital com funções de agenda.

Você está navegando pela web e encontra um conteúdo que precisa ler mais tarde ou, se lembrou de uma tarefa que precisa ser feita e necessita ser lembrando posteriormente. Ou ainda, quer guardar aquele link interessante para uma leitura mais profunda, já pensando em compartilhar em suas mídias sociais... A maioria das pessoas tem o costume de enviar e-mails a si mesmos, contendo o link ou uma anotação como lembrança, enchendo sua caixa de e-mail de modo que, no final, muita coisa se perde. Colocar aquele site em seus favoritos também não é a…Read more
Como a tecnologia impacta a sala de aula.

Como a tecnologia impacta a sala de aula.

Já a algum tempo temos notado a falta de cadernos sobre as mesas em salas de aula. O que se vê são notebooks ou tablets conectados, além de muitos smartphones - terror de qualquer professor. A maioria dos alunos (principalmente universitários) não carregam mais bolsas cheias de livros, restando a poucos essa modalidade. Durante muitos anos o livro didático foi unânime no processo educacional mas, já tem perdido sua força. É o que apontam várias pesquisas, entre elas, a de Greg Bateman, na coluna e-gringo do Publishnews que afirma: 66% de diretores, professores e coordenadores de escolas particulares…Read more
Google #mobileday: Cinema, pipoca, micro-momentos e estratégias.

Google #mobileday: Cinema, pipoca, micro-momentos e estratégias.

A fila era grande, chamando a atenção de quem passava em frente ao cinema do Park Shopping Barigüi na quarta-feira (11/06/15). Pulseirinha de identificação no braço, um vale pipoca + refrigerante, e uma pesquisa de opinião com um lápis (Google) para responder, entramos para a sala*. Um vídeo - estilo animação - do evento já rolava na tela. Sala cheia, muitas selfies. Muitos profissionais de agências, pessoas ligadas ao marketing e ao segmento mobile. Num formato diferente do Google Expert Training Day, com cara de entrevista ao invés de apresentação, os mestres de cerimônia eram profissionais envolvidos com projetos digitais falando…Read more
Google Tone – Compartilhamento entre notebooks, em tempo real!

Google Tone – Compartilhamento entre notebooks, em tempo real!

Sabe aquele momento em que você está navegando em um site, encontra algo legal e quer compartilhar com os amigos à sua volta? Então, você copia o link, abre o Gmail, cola o link, coloca o endereço de seus amigos no campo de e-mail e envia... ‪#‎chato‬ e‪ #‎demorado‬. Com o Google Tone instalado no Chrome (seu e de seus amigos) basta clicar no ícone e o notebook envia um sinal sonoro para os notes dos amigos à sua volta. Este sinal é convertido pelo Chrome no link que você compartilhou! ‪#‎rápido‬ e ‪#‎fácil‬.…Read more
Os 4 P’s do Marketing – Acrescentando novos?

Os 4 P’s do Marketing – Acrescentando novos?

Os 4 P's do marketing (marketing mix ou composto de marketing) a saber: Produto, Preço, Praça e Promoção, são considerados, há décadas, como quatro variáveis controláveis que compõem qualquer estratégia de marketing. São a base de qualquer posicionamento mercadológico, consistem naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto. E seguem sendo compostos inter-relacionados: decisões em uma área afetam ações em outra. Este composto criado por E. Jerome McCarthy a mais de 50 anos e, fundamentado por Philip Kotler - considerado a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios, sofreu algumas mudanças em sua…Read more